Transcurso do 70º aniversário de fundação da Radio Muriaé.

05/05/2014

Voltar
Boa noite, senhoras e senhores, Exmos. Srs. deputado Lafayette de Andrada, que representa o deputado Dinis Pinheiro, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; Paulo Roberto Barros Silva, diretor da Rádio Muriaé; Carlos André Mariani Bittencourt, procurador-geral de justiça do Estado de Minas Gerais; Irmar Ferreira Campos, desembargador; João Ciribelli, vice-prefeito de Muriaé; vereador Sargento Joel, presidente da Câmara Municipal de Muriaé, e demais vereadores presentes; Agostinho de Rezende Campos, presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão; José Braz, ex-prefeito municipal de Muriaé; telespectadores da TV Assembleia; senhoras e senhores.
É com indescritível satisfação que nos reunimos hoje nesta Casa Legislativa para comemorar e prestigiar, por meio desta sessão especial, a Rádio Muriaé pelos seus 70 anos de existência.
A emissora, primeira da Zona da Mata, foi fundada na época de ouro do rádio brasileiro, em 29 de outubro de 1943, e era conhecida pelo prefixo ZYD-2. Desde então, foi se constituindo como um importante veículo de comunicação em Muriaé e região, representando, na atualidade, a vanguarda do desenvolvimento da radiodifusão no nosso estado e sendo referência em todo o País.
Por isso, não poderia deixar de estar aqui, nesta tribuna, associando-me ao júbilo de seu dirigente, Paulo Roberto Barros Silva, que é exemplo de visão e arrojo empreendedor. O mérito do padrão de excelência adquirido pela Rádio Muriaé se deve ao profissionalismo de Paulo Roberto, que iniciou sua carreira como operador de áudio em 1962 e se tornou proprietário da emissora em 1977. A partir de então, passou a desenvolver, dia após dia, um trabalho de dedicação exclusiva voltado para a competência e a responsabilidade. Conseguiu a concessão do primeiro canal para transmissão de rádio em frequência modulada FM da região. Planejou, informatizou e investiu em modernos equipamentos de estúdio e transmissão que geram qualidade na programação. A consequência de todo o seu empenho, atualmente, repercute na abrangência da rádio, que chega a mais de 150 cidades nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Como cidadão mineiro, sinto-me contemplado com o trabalho do meu ilustre conterrâneo, Paulo Roberto Barros Silva, à frente de seu veículo de comunicação. Tenho orgulho de enaltecê-lo, porque, mesmo diante de uma história de intensa labuta, perseverança, uma administração segura e competente, sempre valorizou a família, incentivando o seu filho, também chamado Paulo Roberto, a cursar a faculdade de jornalismo para que assim trabalhassem em comunhão pelo ideal de desenvolvimento da empresa, dando sequência a essa gratificante missão de continuar levando à população informações verdadeiras, conscientes, pautadas na seriedade e na defesa dos interesses da região, em especial da Zona da Mata mineira. Assim, a história da Rádio Muriaé também está interligada à relação familiar de Paulo Roberto Barros Silva. Cada um sempre foi parte do todo, e todos lutam unidos para dar continuação ao crescimento da emissora.
Ao destacar os atributos empresariais, não poderia deixar de mencionar aqui, nesta Casa Legislativa - que me enobrece como seu integrante, que preza pela representatividade popular e é composta por lideranças que emergiram de todas as regiões do Estado - que Paulo Roberto conseguiu transformar a trajetória de sua emissora em uma fascinante história de notáveis realizações. A Rádio Muriaé tornou-se um dos principais e influentes instrumentos de comunicação e integração, uma fonte permanente de companheirismo, que escuta e dá voz ao povo. Aliás, muitas gerações nasceram e cresceram ouvindo suas músicas, o rádio-jornal, suas jornadas esportivas, programas culturais e a cobertura de tudo o que aconteceu de importante.
Hoje, a emissora proporciona a participação direta e dinâmica na vida política, cultural, econômica, social e religiosa da cidade, de Minas Gerais e do Brasil, caracterizando-se como elemento essencial de informação, entretenimento e prestação de serviços, no dia a dia da população.
Reconhecemos que esse êxito nos empreendimentos se deve também aos antigos e aos atuais colaboradores, pois foram eles que contribuíram de modo indispensável para o alcance do sucesso que comemoramos agora. A minha admiração a toda equipe que conduz com dinamismo e faz da Rádio Muriaé líder em audiência.
Como todas as metas de Paulo Roberto são transformadas em concretizações, conquistou alta credibilidade e confiança dos ouvintes através da modernidade na radiodifusão, da cobertura jornalística ampla e imparcial dos fatos, tendo ainda dois sites, que se destacam. Também inovou ao desenvolver aplicativos para celulares com o sistema Android e tablets, permitindo, via internet, que a programação seja transmitida ao vivo para qualquer lugar do mundo. De fato, a emissora é um modelo que sempre vem ao encontro dos anseios dos seus ouvintes, leitores e clientes.
Ainda que a tecnologia tenha avançado, o rádio não perdeu a sua capacidade de veiculação e a sua importância, tendo uma abrangência social muito grande, incomparável a qualquer outro meio de comunicação de massa. Dotado de uma linguagem direta, persuasiva e intimista, o rádio nos fascina pela magia da sua sonoridade. Esse importante e acessível instrumento de comunicação está em todos os rincões e alcança, de forma direta, pessoas de todas as classes. Sustenta um espaço de cultura e informação capaz de irmanar, criando nas comunidades um sentimento coletivo de solidariedade. A Rádio Muriaé AM-FM soube perceber, ao longo de seus 70 anos, o significado dessa quase onipresença, desempenhando com responsabilidade o papel que lhe coube na área da comunicação.
Enfim, ao comemorar o aniversário da rádio, temos o exemplo de um homem ousado, que venceu os desafios diários até conseguir constituir uma sólida empresa no ranking da radiodifusão brasileira. A emissora está associada a uma história de credibilidade, com ampla visão de futuro, comprometimento com os valores humanos, éticos e respeito aos clientes.
Agradeço aos meus pares, que vieram prestigiar por excelência esta cerimônia, deputados Ivair Nogueira, Anselmo José Domingos, João Leite, Rômulo Viegas, Sebastião Costa e Tiago Ulisses. Ao nos unirmos aqui para celebrar os 70 anos de fundação da Rádio Muriaé, momento este de indescritível felicidade e orgulho, homenageio, em nome de todos os muriaeenses, uma rádio que, de forma democrática, vem construindo história e exercendo um importante papel de formação cidadã e intelectual e que representa a força da comunicação dentro de qualquer civilização. E é essa força que interage, a todo momento, com a população, prestando relevantes serviços, principalmente à cidade e à região.
É com muita honra que hoje lhe presto homenagens, Paulo Roberto, por ter desafiado as impossibilidades, tornando-se um empresário de destaque, admirado por todos pela sua crença no trabalho e pela seriedade frente aos negócios. Parabéns à Rádio Muriaé, cujo coração está em Minas Gerais. Muito obrigado.

VÍDEO EM DESTAQUE

Entrevista no quadro 15 minutos com Sapia, pela Rádio Super Notícia FM


VÍDEOS

RECEBA NOTÍCIAS DO MANDATO. CADASTRE-SE: