Pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual e federal Mário Assad.

16/09/2015

Voltar

O deputado Braulio Braz* – Sr. Presidente, nobres colegas deputados, telespectadores da TV Assembleia, visitantes das galerias, gostaria de falar hoje sobre o falecimento de um ex-colega nosso de Parlamento, Dr. Mário Assad.
No final de semana passado, dia 12, o povo mineiro despediu-se de um dos grandes líderes que viveu em nosso estado e que, ao dedicar praticamente toda a sua vida à atividade política, nos deixou um exemplo marcante de homem público. Digo isso porque, ao mesmo tempo em que Mário Assad era um exímio advogado, professor e político, ele sabia lidar com as pessoas de uma maneira ímpar, com inteligência, habilidade, honestidade e coragem. Ele foi um atuante representante do povo que contribuiu com sua imensa capacidade de realização na tarefa de construir um estado mais justo e desenvolvido.
Nascido em 20/1/1925, em Manhumirim, formou-se em direito e ingressou na política estadual como chefe de gabinete do secretário do Interior de Justiça de Minas Gerais, durante o período de 1959 a 1961. Foi delegado regional do Instituto do Açúcar e do Álcool – IAA –, secretário do Trabalho, Assistência Social e Desportos do Estado de Minas Gerais e secretário de Justiça do Estado de Minas Gerais.
Elegeu-se para deputado estadual, atuando no Legislativo mineiro durante a 5ª Legislatura deste Parlamento, e foi reeleito, efetivamente, por mais quatro mandatos consecutivos, da 6ª à 9ª Legislatura. Nesse período, foi um grande estadista que transformou a história da região da Zona da Mata e todo o Estado de uma maneira significativa.
Em 1975, fundou a Associação Profissionalizante do Menor – Assprom –, sendo seu presidente de honra. Há 40 anos, nobre colega Dalmo Ribeiro, a Assprom vem, a cada dia, ampliando sua atuação junto aos adolescentes trabalhadores e aprendizes, já tendo passado por lá mais de oitenta mil menores. A instituição visa a que o jovem atendido chegue aos 18 anos preparado para uma melhor inserção no mercado de trabalho, munido de conceitos adequados de cidadania e de desenvolvimento profissional e pessoal.
O deputado Dalmo Ribeiro Silva (em aparte) – Muito obrigado, deputado Braulio Braz. Também gostaria de me solidarizar com a fala de V. Exa., nesta tarde, trazendo uma homenagem ao ex-deputado e ex-secretário, o grande homem mineiro, Mário Assad. V. Exa. está, realmente, neste momento, buscando nos anais da história um exemplo de pai e de cidadão honrado, por tudo o que fez para Minas Gerais. Como secretário, exerceu sua função com altivez, e, com certeza, seu trabalho é registrado com muita saudade, particularmente na Zona da Mata, porque sempre buscou os interesses dessa região.
Quero também me solidarizar com V. Exa., com toda a família, especialmente, com o Dr. Mário Assad Júnior, que é nosso amigo e hoje também faz parte do governo. Gostaria de dizer que a perda do grande deputado e do grande secretário é sentida por todos nós. V. Exa., ao fazer essa reflexão, com certeza, faz com sentimento, com pesar e com muita solidariedade, a qual compartilho com V. Exa. Obrigado.
O deputado Braulio Braz* – Obrigado pelas suas palavras, nobre colega deputado Dalmo Ribeiro Silva.
O deputado Gustavo Corrêa (em aparte)* – Vou ser extremamente breve nas minhas palavras, deputado Braulio Braz.
Quero cumprimentar V. Exa. por esse pronunciamento. Tenho certeza de que alguns dos pares que aqui se encontram e grande parte dos servidores desta Casa conheceram a transparência, a firmeza e o respeito à coisa pública com que o deputado Mário Assad exerceu seus mandatos. Tive a oportunidade de conhecê-lo, haja vista que o mesmo pertenceu ao partido político do qual meu pai fazia parte, o antigo PFL. Meu pai, presidente estadual daquele partido, teve ao seu lado a palavra e o companheirismo do deputado Mário Assad. Tenho certeza de que toda a família sente bastante, mas sobretudo meu grande amigo, também ex-deputado federal, Mário Assad Júnior, que certamente representou muito bem os interesses de Minas Gerais.
Tive oportunidade de conviver com Mário Assad filho e Mário Assad pai na minha primeira campanha eleitoral, em 2002, quando estreitamos e melhoramos nossos laços de amizade, que eram antigos, como já mencionado anteriormente. Então, quero externar, em meu nome e no da minha família, nossos sentimentos. Que Deus dê conforto a toda a família do ex-deputado Mário Assad para que supere este momento de extremo sofrimento e dificuldade.
O deputado Braulio Braz* – Em nome da família, agradeço as palavras do nobre colega deputado Gustavo Corrêa e concedo a palavra ao deputado Arlen Santiago.
O deputado Arlen Santiago (em aparte)* – Caro amigo Braulio Braz, realmente uma pessoa da sua estatura moral é que fica lembrando aqueles que passam, pois hoje, na vida, o que passou passou, e V. Exa. vem a essa tribuna lembrar um companheiro, um amigo, um homem íntegro que, infelizmente, já não está no nosso meio. Esta é uma característica clara da sua personalidade, que vem também do seu pai, Zé Braz, que, com seus 90 anos, por onde passou sempre distribuiu o bem. Por isso é uma honra para mim e para minha família ter a sua amizade e ser seu companheiro de PTB, partido para o qual tive a alegria de convidá-lo.
E, falando do PTB, neste momento de lembrança de Mário Assad, não poderia deixar de usar a palavra, principalmente porque ele, que foi secretário do Trabalho, gostava de quem trabalhava, de estimular o trabalho, diferentemente do atual governo federal, que está vendo aí a demissão em massa. Estamos vendo as prefeituras demitirem 20, 40 funcionários, que, multiplicados pelas 5 mil, serão mais de 200 mil demitidos. Neste ano, mais de 500 mil pessoas serão demitidas, e podemos ver que o trabalho não é mais valorizado.
E vem imposto e mais imposto. Agora mesmo o governo federal, que parece que não gosta de quem trabalha, quer colocar a desoneração em cima dos trabalhadores, quer aumentar os impostos em cima deles. Já não basta o aumento de mais de 60% da energia elétrica e o gás a mais de R$60,00. Tenho certeza de que se Mário Assad, nosso ex-deputado federal, estivesse lá no Congresso, iria posicionar-se veementemente contra esse descalabro que está no País e contra esse aumento incessante de impostos.
Parabéns, deputado Braulio Braz, pela lembrança. Minhas lembranças à família de Mário Assad.
O deputado Braulio Braz* – Obrigado, amigo deputado Arlen Santiago.
O deputado Gustavo Valadares (em aparte)* – Deputado Braulio Braz, quero apenas fazer coro às suas palavras e render minhas homenagens a esse grande mineiro que foi Mário Assad, homem de bem. A região da Zona da Mata e em especial sua cidade, Manhuaçu, estão tristes, mas felizes pela história que esse homem construiu e pela liderança que exerceu na região, em especial na cidade. Acima de tudo, foi um homem de bem, um homem capaz que por aqui passou e deixou um legado de coisas boas à Assembleia Legislativa e ao povo de Minas. Então, rendo minhas homenagens à família de Mário Assad e a seus conterrâneos de Manhuaçu por esse grande homem público que ele foi. Muito obrigado. Parabéns a V. Exa. pelo pronunciamento.
O deputado Braulio Braz – Obrigado, nobre deputado Gustavo Valadares.
O deputado Wander Borges (em aparte)* – Deputado Braulio Braz, também quero parabenizá-lo. Na realidade, o Dr. Mário Assad, deputado estadual por cinco legislaturas, deputado federal, ex-prefeito de Manhuaçu e ex-secretário da hoje Secretaria de Desenvolvimento Social, foi um homem de história, de um currículo exemplar, de trabalho dedicado a estas Minas Gerais.
Foi um dos grandes mentores da Assprom, do Grupo Salesiano. Graças e esse homem e outros, temos hoje meninos sendo encaminhados ao mercado de trabalho, passando pela Assembleia, pelo Ministério Público, além de outros órgãos estaduais e até entidades particulares. Eles são capacitados, orientados ao estudo, à construção do sentimento do bem.
Tive a oportunidade de, no domingo, ir ao velório no Bosque da Esperança abraçar o Mário Assad Júnior, que foi diretor da antiga Telemig e deputado federal. Hoje, ele é presidente da MGI. Vimos o quanto o Dr. Mário Assad era querido. Fica aqui o seu legado, a sua história. Temos de ser resignados e aceitar os desígnios de Deus. Parabéns por essa lembrança. O Dr. Mário será eternizado em Minas e sobretudo na sua querida Manhuaçu. Um abraço.
O deputado Braulio Braz* – Obrigado por seu aparte, amigo e deputado Wander Borges. Continuarei falando do nosso querido amigo que se foi, Dr. Mário Assad, fundador da Assprom, que, a cada dia, vem ampliando a sua atuação junto aos adolescentes trabalhadores e aprendizes. Por lá já passaram mais de oitenta mil menores. A Assprom, que surgiu com o objetivo de regularizar a situação de 200 adolescentes que trabalhavam em órgãos estaduais, hoje conta com parcerias de órgãos públicos e empresas privadas empenhados em contratar jovens, buscando, dia a dia, promover a inserção de mais adolescentes no mercado de trabalho.
Pode-se dizer que existem quatro fundamentos principais da proteção do trabalho da criança e do adolescente – no campo cultural, moral, fisiológico e de segurança. Tanto é verdade que já foi assegurada referida proteção em nossa Constituição e demais legislações esparsas que regulam matéria que concebe as crianças e os adolescentes como cidadãos plenos, sujeitos de direitos e obrigações a quem o Estado, a família e a sociedade devem atender prioritariamente. Esse é um legado significativo deixado por Mário Assad.
Nas eleições de 1982, Mário Assad concorreu a uma cadeira na Câmara dos Deputados, saindo vitorioso e sendo reeleito por mais dois pleitos, completando três mandatos consecutivos. Entre 1987 e 1988, como deputado constituinte, presidiu a Comissão de Sistematização, com trabalhos de extrema relevância na elaboração da Constituição de 1988. Foi também o coordenador constitucional da bancada.
Entre 2001 e 2004, foi prefeito de Manhuaçu. Sua passagem pela prefeitura foi marcada pela gestão de investimentos significativos em obras e na área social. Em toda a sua trajetória política, viabilizou recursos para a construção de escolas, asfaltamento de estradas, estádios, pontes e unidades de saúde em vários municípios de Minas. Foi um homem do povo, trabalhou em prol da população. Suas ações parlamentares eram voltadas para o desenvolvimento social, pensando sempre no próximo e no futuro dos nossos jovens, pois são eles que construirão o futuro do Brasil, sendo destaque nesta Casa e no Congresso.
Neste momento em que reverenciamos Mário Assad, pessoa de tamanha envergadura, à sua esposa D. Neide, ao seu filho Mário Assad Júnior e aos demais familiares presto minha homenagem, e fica a certeza de que nós, mineiros, vamos tê-los como referência para prosseguir na caminhada e compromisso de trabalho deixados pelo seu legado no cenário político brasileiro. Muito obrigado.

VÍDEO EM DESTAQUE

Entrevista no quadro 15 minutos com Sapia, pela Rádio Super Notícia FM


VÍDEOS

RECEBA NOTÍCIAS DO MANDATO. CADASTRE-SE: