Pesar pelo falecimento de Carlos Alberto Pereira Dias, prefeito do Município de Machado.

02/08/2016

Voltar
 
O deputado Braulio Braz* – Sr. Presidente, nobres deputados, telespectadores da TV Assembleia, na última terça-feira, dia 26 de julho, a população de Machado se despediu de um dos maiores líderes que já viveu na cidade e que, ao dedicar praticamente toda a sua vida à atividade política, nos deixa um legado, um exemplo marcante de homem público. Digo isso porque, ao mesmo tempo em que era um exímio administrador público, Carlos Alberto Pereira Dias sabia, de maneira ímpar, lidar com as pessoas, com inteligência, habilidade, lealdade e coragem. Foi um atuante representante do povo, ajudando os mais necessitados e contribuindo com sua imensa capacidade de realização na tarefa de construir uma cidade mais justa e desenvolvida.
Carlos Alberto, mais conhecido como Carlão, nasceu no dia 15/10/1948, em São Paulo. Filho de Amaury Pereira Dias e Maria Dória Calil Dias, cresceu na cidade de Machado junto aos seus pais. Agricultor, casou-se com Maria Aparecida Teixeira Dias, mais conhecida como Dona Cida, com quem teve três filhos – Carlos Alberto, Renata Teixeira e Ana Cláudia – e quatro netos – Ana Carolina e Lucca, filhos de Renata; Gustavo e Daniel, filhos de Ana Cláudia. Dona Cida foi uma primeira-dama atuante, que muito serviu à população machadense. Infelizmente, ela veio a falecer em abril deste ano, deixando um exemplo de carisma e solidariedade para todos os que tiveram o privilégio de conhecê-la.
Aos 22 anos, Carlos Alberto ingressou na política e foi eleito o vereador mais jovem de Machado, pelo partido DEM, assumiu e exerceu o cargo entre 1973 e 1976, ocupou a presidência da câmara e demonstrou ser uma figura cativante, lutadora e simples. Aos 26 anos, tomou posse em seu primeiro mandato como prefeito. Esteve à frente da prefeitura por quatro mandatos: de 1977 a 1982; 1989 a 1992; 2005 a 2008; e 2013 a 2016, quando se afastou em janeiro de 2016 para cuidar de sua saúde.
Carlos Alberto, no exercício do cargo público, foi um diferencial entre os políticos da cidade e sempre atendeu aos interesses da população sem olhar a questão partidária, quebrando o paradigma das políticas tradicionais. Em sua atuação, teve o ideal de servir ao povo tão amado de sua terra. Viabilizou recursos para melhorar e modernizar a infraestrutura do município, deixou grandes obras na cidade em suas gestões. Foi um homem do povo, trabalhou em prol da população. Suas ações eram voltadas para o desenvolvimento, pensando sempre no próximo e no futuro das crianças e jovens.
No seu último mandato, em 2013, teve início a nossa parceria política, que consolidou uma amizade além do ambiente político.
Intermediamos diversos recursos junto ao governo do Estado, que contribuíram de forma generosa para a melhoria das condições de vida da população machadense, conquistas como o ProMunicípio, verbas para a saúde, educação e infraestrutura, asfaltamentos, caminhões, veículos para a saúde e ainda obras em andamento, que fazem parte do legado dessa parceria. Em 2014 foi homenageado com a medalha da Ordem do Mérito Legislativo, quando tive o prazer de indicá-lo pelos importantes serviços prestados ao Estado de Minas Gerais.
Hoje, tenho a certeza de que a maior herança que Carlão nos deixou é o exemplo de um inigualável gestor e de um amor esplêndido por seu município. Dedicou praticamente toda a sua vida à atividade política. Era um excelente administrador público, sabia lidar com as pessoas de uma maneira ímpar, com inteligência, competência, conhecimento, simplicidade e coragem. Uma de suas virtudes era a educação com quem o rodeava. Gostava sempre de ouvir e ser ouvido, respeitava os costumes, comportamentos e valorizava sempre a cultura.
Carlos Alberto incentivou a filha Renata Teixeira Dias a se candidatar ao cargo de vereadora. Ela foi eleita com 697 votos, sendo a mais votada na cidade e assumindo a presidência da Câmara Municipal na eleição de 2013. Renata deu posse ao seu pai como prefeito em seu último mandato. Realizaram um acontecimento histórico, pois, ao mesmo tempo, pai e filha ocuparam dois cargos dos Poderes do município. Juntos continuaram na política, o que a família vinha fazendo há anos, desde seu bisavô, que também exerceu mandado público como vereador. Hoje, Renata segue desempenhando um belo trabalho em prol do desenvolvimento de Machado, visando ao melhor para a população. Os exemplos e ensinamentos deixados por seu pai servem de inspiração para a sua vida pública e continuarão vivos e ativos na política local.
Neste momento, em que reverenciamos um homem público de tamanha envergadura, também o lado do relacionamento humano me vem à lembrança. Quando eu ia visitar o Carlão, em Machado, sempre era muito bem recebido por ele, conversávamos sobre nossa parceria política, sobre os planos e projetos de crescimento do município. Ao sermos privados de sua companhia, fica a nossa homenagem e a certeza de que a família Pereira Dias terá o Carlos Alberto como referência para dar prosseguimento a sua caminhada de compromisso e ao trabalho deixado pelo seu legado no cenário político de Machado. Muito obrigado, nobres companheiros.

VÍDEO EM DESTAQUE

completo 52 anos de vida empresarial.


VÍDEOS

RECEBA NOTÍCIAS DO MANDATO. CADASTRE-SE: